Urologia e Cirurgia Robótica

Novembro Azul inspira autocuidado nos homens

A campanha Novembro Azul chama atenção para o combate ao câncer de próstata e, também, traz um alerta sobre a importância do autocuidado para a população masculina. O exame de toque ainda é um grande tabu que precisa ser extirpado da sociedade.
O primeiro passo é a conscientização do homem para fazer exames regulares, já que a mulher faz com mais frequência. É preciso criar uma cultura na população masculina de fazer exames periódicos.
O câncer de próstata é o mais frequente no mundo entre os homens. A principal causa está intimamente associada ao envelhecimento. A chave do tratamento com sucesso é o diagnóstico precoce. Mesmo assim fazer exames todo ano não impedirá o surgimento da doença. No entanto, os exames preventivos anuais possibilitam que a pessoa seja diagnosticada precocemente e permite maiores chances de um tratamento muito eficaz.

O que mudou no tratamento do câncer na última década foi o desenvolvimento da cirurgia robótica. Essa cirurgia trouxe um ganho significativo na qualidade da técnica, ou seja, na capacidade de executar movimentos mais precisos em uma área muito pequena, de difícil acesso, mais com uma visualização muito melhor. E para o paciente a robótica propiciou ganhos reais: diminui o tempo do internamento, reduz o tempo do uso da sonda, melhora as chances de preservar a potência e não ter incontinência urinária.
Referência em Urologia e no tratamento das doenças prostáticas, a Clínica de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Santa Izabel (UCR-HSI) foi a primeira da Bahia a operar com o robô, em 2019.
A equipe da Clínica, responsável por mais de 500 cirurgias por ano, afirma que a robótica trouxe benefícios significativos aos pacientes, e é a melhor opção no tratamento do câncer de próstata. Mas os avanços não ficam apenas na robótica. O pioneirismo do HSI e da Clínica de Urologia e Cirurgia Robótica continua com o tratamento da HPB por meio da técnica de Enucleação Prostática a Laser, um método consagrado na Europa e nos EUA como padrão ouro para esse tratamento, e que está disponível na Bahia por meio da instituição.

Para os urologistas Eduardo Café, Jorge Bastos, Daniel Porto, Abraão Carneiro e Bruno Suffredini, é fundamental ter um grupo totalmente dedicado ao paciente e poder tratá-lo dentro da sua especificidade e individualidade com os melhores recursos disponíveis no Hospital, que é referência em alta complexidade.

Fonte: https://www.lapanews.com.br/de-olho-na-saude/novembro-azul-inspira-autocuidado-nos-homens