CIRURGIA ROBÓTICA UROLÓGICA
Urologia em Salvador
Consultas e cirurgias em Urologia. Experiência em Cirurgia Robótica.
A disfunção erétil é a incapacidade de o homem conseguir obter e manter uma ereção do pênis suficiente que possibilite uma atividade sexual satisfatória. Pode ser um sinal de doenças crônicas em atividade ou mesmo problemas psicológicos, afetando a qualidade de vida dos pacientes e de suas parceiras.
Fimose é o excesso de pele que recobre o pênis dificultando que a glande (cabeça do pênis) seja exposta. Esta condição é comum nos bebês meninos e tende a desaparecer com o passar do tempo, mas se na adolescência o problema persistir pode ser necessária uma intervenção cirúrgica simples para remoção da pele. Em homens adultos, pode provocar, além do câncer de pênis, problemas no desempenho sexual.
Hidrocele é o acumulo de líquido dentro do escroto, que é a bolsa externa de pele que contém os testículos. É uma doença comum em recém nascidos e normalmente não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço que pode afetar um ou os dois testículos. Não afeta a fertilidade e geralmente desaparece em torno de um ano de idade, sem necessitar de tratamento.
Varicocele, ou varizes do testículo, consiste na dilatação anormal das veias testiculares, principalmente após esforço físico. Essas veias fazem parte do cordão espermático. Sua dilatação pode dificultar o retorno venoso provocando disfunção testicular e piora da qualidade do sêmen. Embora seja uma das causas da infertilidade masculina, varicocele não provoca distúrbios da potência sexual.
Esse é o segundo tipo de câncer mais recorrente entre os homens no Brasil. De evolução silenciosa em sua fase inicial, é considerada uma condição da terceira idade, já que mais da metade dos casos são registrados depois dos 65 anos. Flagrar o tumor em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em 9 entre 10 casos. Com o avanço da medicina, os exames e o tratamento vêm se tornando cada vez menos invasivos e mais precisos. Como resultado, as taxas de cura em pacientes com doença precoce podem chegar até 90% e com melhores índices de sobrevida.
As adrenais são glândulas localizadas em cima de cada rim. São produtoras de hormônios como a adrenalina, dopamina, testosterona e outros. Apresentam função de controle da pressão arterial, efeitos anti-inflamatórios, sensação de medo e fuga em situações de perigo e etc. O câncer de adrenal é raro, mas uma neoplasia grave. Geralmente, os tumores de adrenal são achados em exames de rotina e são conhecidos como incidentaloma.
Quando comparado com outros cânceres que atingem o homem, como o de próstata, o câncer de testículo apresenta baixo índice de mortalidade. O fato de ter maior incidência em pessoas jovens e sexualmente ativas possibilita a chance do câncer de testículo ser confundido ou até mesmo mascarado por orquiepididimites, que são inflamações dos testículos e dos epidídimos, geralmente transmitidas sexualmente.
Cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é uma doença causada pela formação de substâncias minerais dentro do sistema urinário. É comparado com “grãos de areia” que se juntam dentro do rim e formam uma verdadeira pedra. Os cálculos podem ser classificados de acordo com a sua localização no sistema urinário e por sua composição.
A hiperplasia prostática é um problema urinário que afeta os homens. Em especial, aqueles com mais de 50 anos. O aumento da próstata, pode levar a dificuldade para urinar e, com isso, afetar consideravelmente a qualidade de vida. A próstata é uma glândula pequena, que tem a forma de maçã e só os homens possuem. Ela fica localizada na região inferior do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto – a parte final do intestino grosso. Além de produzir parte do sêmen, a próstata auxilia no controle da micção.
A vasectomia é um tipo de contracepção masculina definitiva, que tem por objetivo interromper a circulação dos espermatozoides que são produzidos pelos testículos e levados para os canais deferentes, que desembocam na uretra. Um segmento de até dois centímetros do canal é cortado e as pontas são ligadas e cauterizadas. Depois de se recolocar o ducto deferente no escroto, a pele é fechada com pontos. Essa cirurgia dura em torno de 20 a 30 minutos e pode ser realizada por um médico cirurgião ou urologista.
A incontinência urinária é uma doença que acomete 30% da população feminina entre 30 e 60 anos de idade. Embora em menor porcentagem, ela também ocorre em homens adultos e idosos. A incontinência urinária se traduz na incapacidade de reter a urina. Ou seja, a pessoa urina mesmo sem querer, sem conseguir controlar. De fato, isso ocorre porque ela tem controle reduzido sobre o esfíncter urinário.