Urologia e Cirurgia Robótica

Urologia

O que é a Urologia?

Muitas pessoas acham que o urologista é o ginecologista do homem, mas não é. O urologista trata das doenças genitais do homem, mas também dos problemas urinários. Algumas doenças tratadas na urologia:

• impotência sexual;
  • ejaculação precoce;
  • infertilidade;
  • pedra nos rins;
  • dificuldade ou dor ao urinar;
  • incontinência urinária;
  • infecções urinárias;
  • dores durante o sexo;
  • inflamação no trato urinário;
  • varicocele.

O urologista ficou popularmente conhecido apenas como “o médico do exame de toque” e muitas pessoas, principalmente os homens, não sabem que existem outros exames:

• espermograma;
  • litíase;
  • laparoscopia;
  • vasectomia;
  • biópsia vesical;
  • fluxometria;
  • uretrocistoscopia;
  • cirurgia renal percutânea;
  • cirurgia de freio peniano;
  • ultrassonografia;
  • ressonância magnética do trato urinário.

Além dos exames citados acima, vale ressaltar que o urologista também realiza a prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores no trato urinário.

Diferença entre Urologia e Nefrologia
Muita gente confunde urologista com nefrologista. O urologista se difere, principalmente, na formação básica, pois o nefrologista tem uma formação de clínica geral: primeiro faz clínica geral, e entre todas as especialidades clínicas, escolhe a nefrologia como especialidade, e acaba tratando de problemas que se complementam com a urologia, como problemas de função renal, trata de pessoas que fazem diálise, transplantes, e nessa questão do transplante, até o urologista trabalha junto com o nefrologista.

O urologista faz a cirurgia de transplante e o nefrologista cuida da parte clínica, de todos os problemas clínicos que envolvem o transplantado.