Urologia e Cirurgia Robótica

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é considerada como um dos mais recente avanços na técnica cirúrgica, especialmente em relação à urologia, trazendo as vantagens de um procedimento minimamente invasivo, pois o acesso é feito através de pequenas incisões.

Aliado ao sistema de visualização em três dimensões de alta definição, a cirurgia robótica possibilita a realização de procedimentos com alto controle, visão e precisão.

É utilizada para atender pacientes que precisam passar por procedimentos mais delicados, pois ela une a alta precisão dos recursos tecnológicos à experiência dos cirurgiões oncológicos, na busca por um desfecho clínico positivo e com o mínimo de intervenção.

Por mais que os robôs auxiliem na realização dos procedimentos, é o cirurgião que, sentado em um console, realiza os movimentos que serão transmitidos à plataforma robótica. Ou seja, os instrumentos são aliados dos especialistas no processo, não substitutos. Entre as cirurgias realizadas com o auxílio de robôs estão:

  • prostatectomia radical para o câncer de próstata;
  • nefrectomia parcial ou total para tumores ou cistos renais;
  • pieloplastia, que consiste na reconstrução da pelve renal;
  • prostatectomia transvesical para hiperplasia prostática;
  • reimplante ureteral;
  • cistectomia para câncer de bexiga.


Graças a essa tecnologia, são diversos os benefícios da cirurgia robótica, como: menores cicatrizes, menor traumatismo em órgãos e tecidos, menor sangramento, menos dor no pós-operatório, alta hospitalar precoce e recuperação mais rápida.